dry needling ou agulhamento seco

O Dry Needling ou Agulhamento Seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida (semelhante a agulha da acupuntura), sem medicação, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo – mas não se limitando – a dor miofascial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética (dor na articulação e dor nos músculos) e regeneração e recuperação de tecidos lesados.

Os Fisioterapeutas utilizam o Agulhamento Seco com o objetivo de liberar/inativar os pontos-gatilhos e diminuir a dor musculoesquelética (dor articular e dor muscular) e neuropática (ex. “dor nos nervos”). 

Os estudos mostram que o Agulhamento Seco, age de modo semelhante a acupuntura pra diminuir a dor, reduz a tensão muscular, normaliza a disfunção bioquímica e elétrica de placas motoras e facilita um retorno acelerado da função.

O Agulhamento Seco utilizado por fisioterapeutas é baseado na neurofisiologia, neuroanatomia e estudo científico moderno do sistema nervoso e musculoesquelético.

A Acupuntura, por sua vez, segundo as sociedades que a regem, apresenta currículos de cursos de formação/especialização em Acupuntura baseados nas antigas teorias, princípios, e práticas da Medicina Tradicional Chinesa – MTC. Os objetivos e filosofia por trás do Agulhamento Seco, utilizado por fisioterapeutas, não se baseiam em teorias ou doutrinas da referida MTC.