Joelho estalando, o que pode ser?

Quem nunca ouviu o joelho estalando, não é mesmo?

Provavelmente a grande maioria das pessoas já ouviram em si mesmas ou em outras pessoas. Isso é bem comum, principalmente, em atividades que envolvem corrida, agachamento, subir escadas, sentar e levantar da cadeira e ajoelhar-se.

Mas você sabia que o barulho não está necessariamente relacionado a uma lesão ou indicando que há algum problema no seu joelho? Que a maioria das pessoas que vivenciam esse “estalo” não sentem dor, estão machucadas ou tem alguma doença grave no joelho?

Calma, você não está sozinho nessa rsrs.

Por que minha articulação estala? clique aqui e saiba mais

Um estudo, publicado na Musculoskeletal Science and Practice, tentaram descobrir o impacto que as crenças negativas, sobre o barulho no joelho, teriam no comportamento das pessoas.

Muitos entrevistados acreditavam que a causa do barulho era por conta de uma patologia, que poderia ser por algum desgaste, lesão na articulação ou sinal de envelhecimento.

Eles reportaram que o barulho os faziam parecer mais velhos e consequentemente menos ativos. Mas, não há evidências de que o barulho por si só, esteja relacionado a ocorrência de uma patologia que vá gerar algum problema, dor ou envelhecimento precoce da articulação.

Então, se o seu joelho ou qualquer outra articulação estala, fica “rangendo”, “parece que tem areia”, mas não tem dor ou o impede de fazer alguma atividade, ainda não é motivo de preocupações.

Agora, quando o estalo está associado a alguma patologia no joelho, ele vem acompanhado de outros sinais e sintomas. Veja alguns exemplos:

  • condromalácia ou condropatia: uma lesão de cartilagem que ocorre na superfície articular da patela (rótula do joelho). Os sintomas mais comuns são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho, dor na parte anterior do joelho e atrás da patela – principalmente ao subir e descer escada e o inchaço pode estar presente.
  • lesões meniscais: O disco que amortece o joelho e absorve o choque é chamado de menisco. Ele pode se romper quando há uma torção ou giro inesperado na articulação — geralmente quando o joelho se move e o pé permanece parado.
  • Sinovite (água No Joelho):  uma inflamação da membrana sinovial (uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões, cápsulas articulares e bolsas sinoviais).
  • síndrome da plica sinovial: a plica (ou dobra) é um resquício embrionário (membranas dentro da cavidade do joelho). O problema é decorrência do excesso de membrana que envolve a articulação da região e que, por conta do esforço repetitivo, pode vir a inflamar.

Geralmente, o tratamento, tendo uma patologia ou não, vai envolver exercícios físicos ou adequação dos mesmo, em casos de trauma e excesso de treino. Então, fique ativo e na dúvida procure um profissional da saúde para te avaliar e te diagnosticar.

Gostou da informação?

Caso queira agendar uma sessão conosco, nós estamos localizados no centro de Pindamonhangaba-SP e os atendimentos são todos com hora marcada e agendados pelo nosso whatsapp (12) 99193-8585.

Fontes:

Robertson et al. People’s beliefs about the meaning of crepitus in patelofemoral pain and the impact of these beliefs on their behaviour: a qualitative study. Musculoskeletal Science and Practice. 28(2017):59-64