Se você tem medo ou receio de estalar suas articulações saiba que você não está sozinho nessa rsrs.
Muitas pessoas ouvem falar que técnicas de manipulação, essas famosas técnicas utilizadas na Quiropraxia, Osteopatia e Terapia Manual trazem um alívio na dor e tratam diversos tipos de doenças e problemas de saúde.
É sempre a mesma coisa: doutor, meu vizinho fez e falou que é bom…, vi uns vídeos na internet e fiquei curioso pra saber como que é…, tenho um parente ou amigo que fez e gostou muito… etc. Mas a maioria fica na dúvida, será que dói? será que machuca? será e vários serás rsrs.
Primeiramente, essas técnicas manipulativas podem ou não gerar esse estalido, que é um processo que se chama cavitação. Nesse processo ocorre uma mudança de pressão dentro da articulação e esse ruído (estalo) pode vir a ocorrer pela formação ou dissolvimento (estourar) de uma bolha dentro da articulação.
Clique aqui para saber mais – porque minha articulação estala
Então, podem ficar tranquilos que o barulho pode ou não ocorrer, dependendo da ocorrência desse fenômeno denominado cavitação, e não porque sua “coluna está saindo ou voltando para o lugar”, “sua articulação está se alinhando”, “está causando alguma lesão”.
Bom, até aqui você viu que nas mãos de profissionais qualificados essas técnicas são perfeitamente seguras, mas e se mesmo assim você não quiser receber essas técnicas mas está com dor ou em tratamento por alguma lesão ou doença, o que podemos fazer?
Vamos lá, iniciaremos pelo termo manipulação, que costuma se diferenciar do termo mobilização, não necessariamente é uma regra, mas, daqui pra frente, vamos tratar dessa maneira.
Quando realizamos uma manipulação, são movimentos rápidos e curtos, sem a necessidade de ficar repetindo a técnica várias vezes na mesma articulação. Agora, quando realizamos uma mobilização, executamos movimentos que podem variar de pequenas a grandes amplitudes e são repetidos durante alguns segundos ou até mesmo minutos. Dessa forma, alguns pacientes preferem essas técnicas por não realizarem movimentos rápidos e se sentirem no controle da execução da técnica.
Mas e aí, uma técnica é melhor do que a outra?
Não, as duas técnicas tem efeitos similares, é claro que tudo vai depender da avaliação e expertise do profissional, do caso do paciente, e de suas preferências, geralmente quem teve boas respostas com técnicas manipulativas em experiências anteriores, sempre terão maior adesão a esses tipos de tratamentos do que outros e assim por diante.
Gostou da informação?
Caso queira agendar uma sessão conosco, nós estamos localizados no centro de Pindamonhangaba-SP e os atendimentos são todos com hora marcada e agendados pelo nosso whatsapp (12) 99193-8585.